Salve, galera alvinegra! O Glorioso vem de últimas semanas bastante complicadas, e vou tentar me ater ao eventos mais recentes desde o último post. Destaque pra crítica do jogo da Copa do Brasil que tivemos pela 3ª fase, ida contra o Paraná lá em casa no Niltão, que estive presente.
Como era de se esperar - e aqui foi cravado - Valentim não evoluiu nada como técnico e foi demitido. O preço da multa talvez seja ainda prejuízo menor que o tempo desperdiçado sem um padrão tático e ainda algumas contratações que foram feitas especificamente a pedido do treinador, vulgo, Danilo Barcellos. Honestamente, ele não é algo ruim para o nível médio do Brasileirão não. Mas ele não deixa de ser um lateral ruim, quando já temos um esquerdo fraco como o Guilherme Santos. É quase impossível escolher entre esses dois.
Autuori retornou ao clube, como técnico e possível dirigente de futebol numa S/A que se aproxima - mas que está mais lenta do que o desejado. Se era a contratação ideal pra mim? Não. Mas veio o que podia e cabia no orçamento. Autuori está tendo algumas dificuldades pra acertar o time, e tem ido mal nas substituições. Material humano, esse ano, é melhor que o anterior, então o técnico precisa mostrar mais serviço independente de nossa gratidão histórica a ele.
![]() |
| Paulo Autuori retornou ao Fogão. Será que ainda consegue lidar com o futebol depois de 20 anos? Fonte: Yahoo Notícias. Foto: Vitor Silva/Botafogo. |
Falando em gratidão, não quero me estender no assunto, mas deixo minha energia e meus sentimentos à família do mestre Espinosa e todos os torcedores e funcionários que trabalharam com ele ou conheceram de perto. Gente fina que merecia estar mais tempo entre nós, e que contribuiu de maneira grandiosa para o fim da nossa grande sina de 21 anos. RIP.
Nessa correria toda, passamos pelo Náutico na Copa do Brasil num sufoco danado, com o Gatito salvando nos pênaltis. Autuori teve pouco tempo de trabalho, mas reconheço que o time pelo menos mudou a postura: tenta criar as jogadas ofensivas, mesmo esbarrando em limitações táticas e por vezes técnicas. Ressalto, tecnicamente, é melhor que ano passado. Hoje tem centro avante, tem volante que sabe sair jogando, tem camisa 10, tem ponta que sabe driblar...se arrumar as laterais, o time vai flutuar bem mais.
Depois tomamos um sapeco mentiroso do Flamengo. Fomos claramente superiores em toda a primeira etapa, e merecíamos ter saído com pelo menos 1 a 0, quem sabe 2 (não fosse aquele impedimento extremamente questionável). Na volta, o time veio morto - demérito total de nossa péssima preparação física, que destrói nossa competitividade há algumas temporadas - e tomou 3 gols, um deles absolutamente cagado. Fazer o quê, o time dos caras hoje é muito melhor sim e isso é inegável, mas o placar não refletiu a realidade do jogo. Pecamos em não matar quando tivemos oportunidade.
Impactados disso, todos estávamos preparados pra estreia do Honda. E aí o japonês pegou gripe (e todo mundo ficou desesperado achando que já era o Corona). A estreia foi cancelada e o time foi encarar o Paraná com uma torcida visivelmente contrariada - tanto pelo Honda não jogar, tanto pela derrota sofrida contra o Flamengo e pela péssima performance no jogo. Mas também por um outro fator que permeia todo o tempo da narrativa: a novela Yaya Touré.
![]() |
| Novela Yayá Touré frustra constantemente a torcida. Foto: Botafogo Romântico. |
Passamos de especulação maluca à negação absoluta da diretoria, depois para negociação viável e esperando o anúncio, novamente para complicações e Yaya liberteen com medo de imposto, novo otimismo e nova recuada, e assim sucessivamente com direito a vídeo de anúncio vazado e negociações serem oficialmente encerradas mais de uma vez. O amadorismo da diretoria botafoguense reina, mesmo nesse comitê de transição. O lado bom da história, se há, é que voltamos a mirar grande - e cá entre nós, além de merecermos, o Botafogo está fazendo um PUTA FAVOR ao mercado do futebol, desinflacionando craques. Pagar ao YAYA TOURÉ e a o KEISUKE HONDA o salário equivalente ao que PIMPÃO E DIEGO SOUZA ganhavam é mais que um achado, é algo necessário. MUITO perna de pau ganha 500 mil/mês FÁCIL nesse país. É um absurdo.
Mas enfim, fato é que a torcida está bem ressabiada dessa novela e todo o amadorismo envolvido. Some-se ao fato dos salários atrasados dos funcionários e a demora na S/A, bem como do CT prometido há anos, que você entende a falta de paciência. É difícil não concordar com o torcedor, que tem o direito de estar noiado, mas é preciso sermos responsáveis e tentar nos manter ainda com o pé no chão. Cobrar a diretoria é obrigação, mas no estádio não sentido em vaiar o time VENCENDO. Mesmo jogando feio. Precisamos nos fechar em apoio para que as coisas progridam. Os jogadores, piores que sejam, não são culpados e não podemos criar caso com um elenco majoritariamente novo, que nada tem a ver com a bagunça que aqui já estava.
Vamos ao jogo e as notas:
Resumo do jogo é simples, foi péssimo de assistir. Arrastado. Paraná marcou nossa saída de bola e o time jogou fazendo 2 linhas de 4, de modo que não havia conexão entre meio e defesa. Não fosse a individualidade do Caio e do Nazário vindo buscar algumas bolas, não teríamos nenhum ataque. E os poucos que tivemos, desperdiçamos em decisões erradas ou na falta de técnica dos laterais.
O gol, mais um bom lançamento do Caio Alexandre que resultou no Luiz Fernando carregando em profundidade, o LF teve espaço e arriscou um bom chute. Depois disso, marasmo total. Botafogo até tentou fazer o gol, mas a falta de criatividade em função do nó tático era visível.
Pior que fosse o futebol, ao menos tínhamos o controle do jogo. No segundo tempo, além do cansaço, as substituições de Autuori foram péssimas, abrindo o time pra buscar uma goleada que era perfeitamente possível com simples ajustes táticos. O resultado foi perdermos completamente a posse e passar sufocos desnecessários com o time cansado.
É verdade que o juiz não deu 2 possíveis pênaltis, um deles muito escandaloso pra mim, mas não muda o fato que o futebol apresentado foi vergonhoso. Dá pra conseguir mais do que isso e Autuori SABE que precisa tirar mais do time.
Notas:
GATITO: 5,5
Fez apenas uma boa defesa em chute despretensioso que pegou efeito, mas fora isso, além de ser pouco exigido, está mostrando alguma insegurança. Depois da vacilada no clássico, fica nervoso com a bola nos pés e os atacantes adversários estão arriscando mais contra ele. Precisa ficar calmo.
BARRANDEGUY: 5,5
Usualmente horroroso, conseguiu cumprir bem seu papel defensivo mesmo em desvantagem numérica em alguns lances. Ofensivamente, meh.
MARCELO BENEVENUTO - 6
Partida segura, boas interceptações.
KANU - 5
Oscilou entre momentos seguros e momentos de absoluta confusão. Parece verde ainda.
DANILO BARCELLOS - 4
Mal na defesa. Muito, muito, MUITO mal no ataque. Por sorte, não comprometeu muito.
CAIO ALEXANDRE - 6,5
Melhor em campo. Se apresentou pra dar início às jogadas e na falta de opções fez ótimos lançamentos. Ainda marcou relativamente bem. Sua saída afogou o time.
ALEX SANTANA - 4,5
Omisso. Não se encontra mais em campo, arrisca pouco ao gol. Marcou, e não tão bem assim, perdendo mais lances que ganhando.
BRUNO NAZÁRIO - 5
Não estava inspirado, tomou muitas decisões erradas. Não se escondeu do jogo, por outro lado, e fez pressão na marcação.
LUIZ FERNANDO - 6
Presente, chamou o jogo o tempo todo. Marcou razoavelmente, mas foi feliz no gol. Que ganhe confiança.
LUIZ HENRIQUE - 6
O mais inspirado no ataque, rabiscou sempre que podia e gerou as jogadas trabalhadas mais perigosas do time. Faltou sorte em alguns lances e calma em outros.
PEDRO RAUL - 5,5
Quando o time teve oportunidades, se apresentou pro jogo e deu opção aos companheiros, que erraram os passes. Quando o time morreu, seguiu fazendo pressão tática, mas nas raras oportunidades que teve preferiu dar o passe ao invés de definir, mesmo tendo condições.
GABRIEL CORTEZ - 4
Entrou no lugar do Santana, mas ao invés de jogar à frente, foi pro meio campo bastante recuado. Resultado óbvio: errou tudo que tentou e marcou mal demais.
GUILHERME SANTOS - 4
Discreto, não mudou praticamente nada em relação ao Barcellos.
LUIZ OTÁVIO - 4,5
Entrou pra marcar, e fez isso como pôde, o que não é muito. Péssima presença ofensiva.
AUTUORI - 4
O time já possui outra postura, mas o esquema de 2 linhas de 4 destrói a capacidade criativa se não houver movimentação. Nas substituições, destruiu a marcação colocando um meia ofensivo pra jogar de segundo volante num momento sem necessidade, o que gerou um jogador deslocado de função e não surtiu efeito. Ao invés de recompor o buraco criado no meio, trocou 6 por meia dúzia na lateral e na cabeça de área, sendo que ao tirar o Caio destruiu a já mal executada saída de bola. Até agora, não conseguiu provar que se atualizou em relação ao futebol. Tem crédito com a torcida, mas vejamos quanto isso dura.
Por enquanto é isso, galera. Resta esperar pra ver como o Honda vai encaixar no time. Ainda precisamos de um bom lateral esquerdo, um volante, e quem sabe um centro avante reserva.
E vai lá saber se tem jogo domingo. Eu ia confirmar ontem e desde então o Corona estourou à vera no país. Risco sério de contaminação nos jogos, a Libertadores e outros campeonatos estão todos suspendendo jogos ou entrada do público. Vejamos como evolui.
Cuidem-se e abraço! Esse ano ainda reserva coisas grandes e boas para o Botafogo, podem cobrar!

