Esporte na língua do povo, sem rabo preso e sem modismo, no amor e ódio eterno do torcedor raiz.

sábado, 8 de fevereiro de 2020

A nova Honda do Fogão

Feliz ano novo, comunidade alvinegra! E bom carnaval a todos os cariocas, desde já. 
Ou melhor dizendo, 良いカーニバル!
Por que, claramente, é impossível não começar a falar desse começo de temporada do Botafogo sem mencionar o grande feito da nossa torcida: a contratação de Keisuke Honda, a maior lenda do futebol japonês. 

Apresentação do Honda pra torcida no Nilton Santos. Craque Japonês chegou empolgado e já treina enquanto escrevo este post. A camisa caiu perfeita, aliás. Foto: Vitor Silva/Botafogo. Fonte: FogãoNet.com

É óbvio que isso não é tudo que pretendo discorrer aqui, mas acho que é extremamente necessário abrir o ano com essa demonstração da força e do tamanho da torcida alvinegra. Uma demonstração de como a nossa paixão é diferenciada - nem melhor nem pior, mas diferente, como salienta bem o Zé Fogareiro - e como a tradição e história são coisas que dinheiro e mídia nenhuma compram; apenas são construídas e mantidas no tempo pelos que a merecem. 
Onde já se imaginou, o Botafogo quebrado e no aguardo da S/A, sem poder inventar estripulia financeira, contratando um jogador de alto renome internacional e com qualidade técnica? Pois bem, a torcida imaginou. 

Honda estava livre no mercado, a um custo acessível, e seu perfil "gosto de desafios" cabia bem à situação alvinegra. Não sei como a movimentação começou, quer dizer, obviamente começou como brincadeira mas eu me questionou quem foi que teve a ideia. 
A questão maior é que a ideia COLOU. Do dia pra noite, MILHARES de alvinegros estavam perturbando o atleta no Instagram e no Twitter pra que ele viesse ao Botafogo. Mais que isso: também começaram a atentar a diretoria, haja vista à oportunidade de marketing e faturamento internacional que seria, e o fato do salário do craque ser bem acessível. 

Deu absurdamente certo: a diretoria adorou a ideia e Honda mais ainda. Afinal, o cara tava recebendo mais interações no Instagram do que Messi e Cristiano Ronaldo em suas últimas postagens (cerca de 30 mil comentários na última postagem dos gênios contra mais de 56 mil do japonês). 
E ainda há quem OUSE dizer que a torcida do Botafogo é pequena e que o Botafogo não tem valor. Quem afirma tais coisas ou é absurdamente ignorante de futebol ou tem aquela inveja fodida que jamais será admitida. Relaxa aí, hater. O Botafogo sempre será infinitamente maior do que você e nada que tu inventar vai mudar isso. Aceita e engole. 

Depois de uma curta novela de negociações, anotando tudo corretamente em contratos decentes - ótimo pra diretoria ir se acostumando a fazer um bom trabalho jurídico, coisa que sempre foi OBRIGAÇÃO e que não pode ser esquecida JAMAIS na S/A - o craque assinou, e o Botafogo lançou o MELHOR VÍDEO DE ANÚNCIO POSSÍVEL:


Como um mega fã de Pokémon - by the way, pokémaníacos, mandem mensagem, chega mais - eu confesso que eu NUNCA teria esperado uma jogada de marketing tão inteligente. E eu tô absurdamente FELIZ desde então. Aliás, faço aqui minha cobrança em aberto para as páginas @Personagens vestindo a camisa do Botafogo, @Botafogo Romântico e @O Botafogo me obriga a beber: CADÊ AS ARTES DE CHARIZARD COM A CAMISA DO FOGÃO? 

Fanatismo à parte, a chegada do Honda foi ótima, a torcida deu show no aeroporto e no estádio. Não sabemos como ele está fisicamente, mas a cobertura jornalística já apurou que ele vinha treinando e quer jogar o quanto antes. Em termos técnicos, é uma aposta não tão arriscada quanto parece: Honda já mostrou futebol de altíssima qualidade, e mesmo que eventualmente não venha a render, é um jogador com experiência pra blindar a garotada e ao mesmo tempo render pilhas e pilhas em dinheiro pro clube em marketing. Ou seja, na pior das hipóteses, é um investimento que tem retorno. Na melhor delas, vai levar o time ao nível necessário para disputar títulos importantes como a Copa do Brasil - o mais palpável pra nós, e talvez o mais necessário e você sabem bem porquê.  

O melhor ainda está por vir. A S/A está se encaminhando - a despeito de juízes e jornalistas clubistas e irresponsáveis, que acusam o Botafogo de calote quando o projeto já parte da ideia de pagar as dívidas (!!) - e teoricamente já se têm apalavrado 120 milhões (pra quem deve mais de 700, uma tacada dessa de uma vez só seria um puta alívio nas parcelas). Não somente, o Botafogo fez ÓTIMAS contratações no geral. Os destaques óbvios são Bruno Nazário e Pedro Raul, camisas 10 e 9 que não víamos algo do nível atuando regularmente no clube HÁ TEMPOS. Jovens, técnicos, com boa visão e raça, são muito promissores. Os dois têm sido extremamente decisivos em todos os resultados positivos do time titular até agora, contando com a eficiência fenomenal de Marcelo e Gatito lá atrás pra segurar. 

Dupla dinâmica funcionando. Todos os gols do Botafogo na temporada são resultado direto ou indireto do jogo de Pedro Raul e Bruno Nazário. Aumentem as multas pra ontem! Foto: Vitor Silva/Botafogo. Fonte: FogãoNet.com

Mas há de se destacar outras contratações que ainda vamos ver a evolução e que possuem potencial: Warley na lateral direita - ao menos enquanto Marcinho segue lesionado - e Gabriel Cortez - que promete barrar de vez o Luiz Fernando e eventualmente dar proteção pra não queimarmos o Luis Henrique. Talvez o único ponto de preocupação seja a manutenção de Valentim como técnico. O Clark Kent tupiniquim demonstra não conseguir evoluir na parte tática, mantendo um time sem padrão de criação e insistindo em peças que já comprovaram não prestar/não ter condições de jogo: o já mencionado Luiz Fernando, seu xará Fernando, além do nada-valente Cícero e agora a novidade, o péssimo Guilherme Santos. Esse último, por outro lado, talvez seja por falta de opção, dado que Danilo Barcellos não é exatamente um craque. Thiaguinho também não parece ser um volante de confiança, o que exigirá contratações pro setor, especialmente após a saída do João Paulo. 
Fato é: correremos riscos enquanto Valentim seguir como técnico. Ou ele se reinventa, ou perderemos a chance de disputar o título da Copa da Brasil - ou pelo menos chegar longe nela - e a tranquilidade do Brasileirão. Não se enganem: o elenco atual mesmo sem Honda é VISIVELMENTE MELHOR que o do ano passado. A parte ofensiva, principalmente. Faremos um Brasileiro sem sustos e se empolgar podemos beliscar uma vaga na Libertadores - a depender da evolução do time. 

Deixo aqui minha escalação ideal com o que temos disponível , num 4-4-2:

                                                GATITO

                                  CARLI                   MARCELO
MARCINHO(WARLEY)                                              GUILHERME SANTOS(D. BARCELLOS)

                        CAIO ALEXANDRE

                                                                             ALEX SANTANA (???)

                        HONDA                                                BRUNO NAZÁRIO
 
GABRIEL CORTEZ                               PEDRO RAUL
         
Santana é uma incógnita pra mim, mas me soa como a melhor opção que temos pra compor esse meio e chegar de surpresa no ataque. Bochecha não tem o poder de marcação do Caio Alexandre, por isso preferi o último. Quero no 4-4-2 porque barrar o Nazário, nesse momento, soa insano. O garoto tá voando e uma dupla com o Honda seria ótima pra desafogá-lo da marcação no meio. Além disso, ele não serve como ponta e eu não aguento mais jogar com pontas ruins. Sou amante do 4-3-3 mas só se funcionar. 

Contratações que precisamos: Lateral esquerdo pra ser titular, Zagueiro pra ser titular e barrar o Carli (VOLTA GABRIEL, VOLTA RABELLO, IMAGINA ESSA ZAGA COM O MARCELO, IA SER MELHOR DO BRASIL FÁCIL), Volante pra ser titular e Centro Avante reserva. Estamos aparentemente bem servidos de meias com o Lecaros no banco de opção, mas trazer um mais pra compor elenco não soa ruim. 

É isso. A todos nós, muita sorte e glórias nessa temporada. 
Salve Honda, ボタフォゴを称え、私たちはあなたを愛し、私たちはチャンピオンになります!!!

Saudações alvinegras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário