Esporte na língua do povo, sem rabo preso e sem modismo, no amor e ódio eterno do torcedor raiz.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Início longe de empolgar

Saudações alvinegras para o primeiro post de 2019! 
Peço perdão pela demora, afinal, tô na fase maravilhosa da vida do "não tem mais férias", então vocês podem imaginar como tá sendo difícil e cansativo arrumar tempo pra fazer as coisas além da rotina. 

Mais difícil ainda com o péssimo início de temporada do Botafogo. Até carteado tá parecendo mais interessante pra torcida.

Sueca no Niltão! Torcedor do Botafogo explica jogo de cartas após foto viralizar na internet
Carteado no intervalo chamou atenção nas redes. Botafogo não está ajudando e a torcida se distancia mais uma vez. Foto: Guilherme Quintaneiro / Cristão Botafoguense. Fonte: Fogão.NET. 

Memes à parte, alguns descontos podem ser feitos pra não sermos totalmente injustos. Vamos a eles:

1 - Os desfalques de Leo Valencia e Joel Carli são pesadíssimos  para a performance do elenco. Valencia é nosso meia mais produtivo, Carli é um zagueiro que dá segurança, e não temos reposição à altura. O combalido elenco, sem essas peças, cai fortemente de produtividade. 

2 - Soma-se isso à inconstância física de João Paulo e Jean, ambos recém retornados de lesão e ainda oscilando no recondicionamento (o que acarreta novas lesões com alguma facilidade, embora menos graves). São peças essenciais para o meio de campo, especialmente o Jean por ser o único volante do elenco com perfil combativo. 

3 - Começo de temporada, os pequenos sempre vem mais entrosados e com mais ritmo do que os grandes. Todo mundo sempre sofre pra ganhar os primeiros jogos, zebras são constantes. Veja Palmeiras e Corinthians no paulistão pra ver se estou mentindo. O próprio Flamengo precisou de erro de arbitragem pra vencer a primeira e empatou a segunda. 

4 - Justamente pelo Carioca ter perdido (e muito) seu valor como competição, faz todo o sentido que Zé Ricardo utilize ao menos os primeiros jogos para experimentar as peças novas e a garotada da base. É necessário antever o resto da temporada, e já vislumbrar reforços que sejam (SERÃO) essenciais para cobrir nossos pontos fracos. Sem o teste das peças, essa avaliação fica comprometida.

DITO ISSO, não é desculpa para a falta de vontade apresentada por diversos atletas do elenco (maioria deles já burro velho conhecido da torcida) contra a Cabofriense e o Bangu. Contra o Flamengo foi possível ver uma evolução tática e técnica (pelo retorno de Erik e João Paulo, essencialmente), mas o time esbarrou na ruindade e má vontade de Pimpão e Kieza mais uma vez, além de Zé Ricardo ter sido extremamente passivo assistindo o cansaço bater na equipe. 

Zé já conhece boa parte desse elenco e precisa inventar menos com essas peças já rodadas. Jogadores como Kieza e Pimpão não tem mais o que oferecer. A garotada que subiu precisa não apenas de oportunidade, mas também de cobrança; se for contaminada pelo espírito "deixa que eu deixo" desses atletas e outros vai servir de nada. Jean, Erik, João Paulo, Carli, Valencia e Gatito são titulares absolutos, e ele que se vire escalando a partir disso. 

Como nem tudo podem ser espinhos, Alex Santana e Gabriel mostraram ter condições plenas para ser titulares que inspiram confiança. Especialmente o Santana, que faz jus ao xará do Supercampeões com seu chute canhão. Aguirre, apesar do péssimo desempenho, parece estar disposto a provar que merece seguir no Botafogo, tal qual Valencia fez no ano passado. Luiz Fernando segue oscilando, mas possui bom futebol e sua parceria com Erik rende bons frutos. 

Há que se isentar Zé Ricardo na questão do elenco em si, afinal, isso é com a diretoria. A má gestão atingiu o nível de nos forçar a vender o Rabello por mixaria pra pagar salário, pra nem um mês depois ser aprovado um orçamento milionário com superávit. Quem está fazendo essas contas no Botafogo? Os Salles vão assumir e estamos contando com o ovo no cu da galinha? Ou tem mais uma maracutaia por trás, à la Maurício? Os preços esperados nos ingressos podem contribuir para a entrada de sócios, mas só vai ter sócio se o futebol empolgar. E só vai ter gente no estádio pra ver uma porra de um jogo merda no Carioca se o ingresso for acessível. Quem decidiu os preços? Foi a FERJ? Ou foi mais algum gênio das contas? 

Não estou dizendo que não se deva elevar o preço do ingresso pra favorecer a entrada de sócios. Mas que pra fazer isso é necessário planejamento. Subir o preço de todos os ingressos no Carioca é pedir pra ter Nilton Santos vazio dando prejuízo. É preciso ter setores populares, mesmo que sejam reduzidos. Os setores da Leste e Oeste podem sim ter preços aumentados, é onde se concentram as organizadas e torcedores mais abastados, de modo que são o melhor potencial de sócios novos. 

Enfim. Zé Ricardo terá trabalho e pressão, pois uma eliminação precoce no 1º turno do Carioca levaria ao caos, com as estreias da Sulamericana e Copa do Brasil se aproximando. Tá na hora de inventar um pouco menos com os caras de sempre, fazer o feijão com arroz e cobrar raça. 

Abraço povo corneta, até. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário