Esporte na língua do povo, sem rabo preso e sem modismo, no amor e ódio eterno do torcedor raiz.

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Marcelo, um futuro camisa 10?

De um ano para cá tem se debatido nas mesas redondas o fato de que o lateral esquerdo do Real Madrid, o brasileiro Marcelo, tem piorado o seu rendimento. Tá certo que nos últimos meses o camisa 12 voltou a ter boas atuações na equipe de Zinedine Zidane, mas ainda abaixo daquilo que sabemos que ele já rendeu e pode render — lembrando que no início da temporada 19/20 ele perdeu a posição para o jovem Sergio Reguillón, hoje no Sevilla.

Pois bem. Tendo em vista que Marcelo não é mais um garotinho (tem 32 anos), é natural imaginar que a parte física comece a pesar um pouco nos próximos anos, tanto no quesito velocidade quanto no quesito resistência. Não é a maioria, mas alguns já começam a cogitar a possibilidade dele procurar uma nova equipe para jogar e outros vão além, acreditam que Marcelo deveria jogar no meio de campo, mais especificamente como um camisa 10 — sobretudo botafoguenses animados com as recentes declarações do lateral afirmando que gostaria de encerrar a carreira no alvinegro. Essa sugestão dele virar meia me chamou a atenção e parei pra pensar: será que seria uma boa?

Para alguns, a boa técnica e a visão de jogo o credenciam para ser um futuro camisa 10. Será? (Foto: Divulgação/Real Madrid)


Ao longo da carreira, Marcelo se notabilizou por ser um jogador agudo, que participava bastante das jogadas ofensivas da equipe. Era um lateral que ia até a linha de fundo com muita facilidade e com o tempo ocupou a titularidade do clube merengue sem muita concorrência — é verdade que José Mourinho chegou a optar por Fábio Coentrão, mas se considerarmos todo o período do brasileiro com a camisa do Real, ele foi soberano. 

A técnica do Marcelo é indiscutível e conforme os anos se passavam, o lateral aos poucos começava a ocupar mais as faixas centrais do campo. O momento em que isso ficou mais visível foi na final da Champions League da temporada 13/14, quando entrou no segundo tempo da partida e jogou de que? De meia. Ele não só atuou muito bem como fez um dos gols da vitória por 4x1 na prorrogação. Mas não era só jogando no meio que Marcelo ocupou faixas centrais. Na lateral ele chegou a ter momentos em que funcionava como um lateral interior. Rafael e Edu, do canal Futirinhas no YouTube, chegaram a assistir o El Clássico em uma viagem que fizeram pra Espanha e concluíram: "o Marcelo é um camisa 10 na lateral". O que eles quiseram dizer com isso? Marcelo, mesmo jogando na lateral esquerda, sempre buscava o jogo pelo meio e funcionava como um dos armadores da equipe.

Vimos algo bem semelhante na Copa América de 2019, no Brasil. A semifinal Brasil x Argentina tivemos Daniel Alves fazendo exatamente a mesma função pela direita. Praticamente toda jogada ofensiva tinha que passar pelos pés dele. Também vimos isso em alguns dos melhores momentos do Flamengo de Jorge Jesus em 2019, com Filipe Luís fechando a linha do meio campo pela esquerda. E por falar em Flamengo, que tal o maestro Júnior? Ele foi o maior exemplo de lateral que atuava no meio de campo. Já ouvi até dizerem que o Júnior nunca foi lateral, sempre foi meia.

Como seria um suposto Real Madrid com Marcelo atuando como um 10 (não leve as escalações tão a sério, o importante é visualizar o posicionamento do Marcelo em campo)

Beleza. Mas e se o Marcelo fosse realmente deslocado pro meio de campo, jogando como um camisa 10? 

Vamos lá. As pessoas tendem a achar que o "camisa 10 clássico" é o jogador que fica sempre centralizado e só distribui o jogo. Como dizem: "ele não corre. Ele que faz a bola correr". Geralmente essa imagem é associada ao Ganso no auge. Pois bem. Sinto informar que esse nunca foi o camisa 10 clássico. O camisa 10 era o jogador do meio campo que, sim, armava o jogo, mas também buscava a finalização o tempo todo. Ele não ficava fixo, centralizado o tempo todo esperando a bola chegar. O camisa 10 sempre buscou o jogo e quando recebia a bola, ele carregava até a área. Se visse um companheiro em boas condições, ele passava. Se visse o espaço pra finalização, ele chutava. Muitos camisas 10 na história chegaram a ser os artilheiros do time, mais até que os centroavantes. Quer um exemplo? Zico. O galinho talvez seja o melhor exemplo de camisa 10, ao lado de Pelé (que muitas vezes foi confundido como centroavante por majoritariamente jogar no ataque. Zico era mais meia). Ele teve muitas assistências na carreira, mas fez gol PRA CARALHO.

Como já foi dito, o Marcelo tem uma técnica indiscutível. Ele faz uma leitura muito boa do jogo, tem um ótimo senso de posicionamento e o passe dele é ótimo. No entanto, tem uma característica que pode descredenciar muito o Marcelo pra jogar como um camisa 10: a falta do faro de gol. Em uma comparação rápida com outro lateral esquerdo, Roberto Carlos, podemos notar que gols nunca foram a onda do Marcelo. Roberto Carlos marcou 128 gols na carreira (68 só no Real Madrid), enquanto Marcelo contabiliza até o momento 44 gols. Além disso, não enxergo no Marcelo tanto essa característica de pegar a bola e sair em arrancada em direção ao gol — embora tenha feito um gol assim na já citada final da Champions de 13/14, acho que o perfil dele não é esse.

Em uma linha de quatro, o camisa 12 seria um construtor de jogo pela esquerda


E como eu enxergo o Marcelo?

Eu vejo o camisa 12 do Real podendo fazer duas funções no meio campo: uma como meio campista à esquerda (não chega a ser um ponta) em uma linha de quatro e outra como um terceiro homem de meio campo num meio em formato de losango (ou diamante, como preferir). Marcelo pode usar a visão de jogo e o bom senso de posicionamento para armar o jogo de trás, ou pelo lado esquerdo. Mal comparando, poderia desempenhar um papel semelhante ao que o Giggs e o Beckham faziam, até mesmo o Felipe (que começou como lateral no Vasco e aos poucos foi se mudando pro meio). Claro, jogando no meio o Marcelo fica mais próximo do gol e tem a possibilidade de melhorar a sua estatística. Mas pela própria característica do jogador, eu o enxergo mais como um jogador de construção de jogadas.

Em vez de um "camisa 10", Marcelo seria um excelente "camisa 8". No entanto, há alguns pontos a serem destacados. Como dito bem no começo do texto, a questão física pode se tornar um problema para ele daqui há alguns anos. Além disso, Marcelo nunca se destacou tanto pela capacidade defensiva. Se juntarmos as duas coisas, podemos prever que ele será um jogador que vai deixar alguns espaços. Então, pra ele funcionar teria que ser um esquema que tenha um jogador que faça muito bem a sua cobertura, ou que ele próprio não tenha muitos avanços para não comprometer defensivamente. 

Marcelo seria o vértice esquerdo de um meio campo em forma de losango

Agora, resta saber uma coisinha: o Marcelo quer jogar de meia? Se a resposta dele for sim, acho que esse caminho apresentado seria interessante. Mas se ele não se vê fazendo isso — ao contrário do Daniel Alves, que pediu pra jogar de meia no São Paulo —, é hora do Marcelo começar a se readaptar taticamente, antes que o físico comece a pesar contra. De qualquer maneira, é um baita jogador e que ainda tem lenha pra queimar. E eu, como botafoguense, espero que queime essa lenha no alvinegro rs.

Um comentário: