Paquetá mal chegou a dar coletiva: foi chamado às pressas para reunião com a diretoria, aonde foi anunciada sua demissão. Tudo isso poucos minutos após o merdalhão do Felipe Neto fazer um tweet criticando o treinador.
Não é que o Felipe não tenha o direito de xingar o técnico. Ainda mais alguém tão fraco como o Paquetá. Nisso, ele tem todo o direito - e está coberto de razão, como toda a torcida estava desde o momento que anunciaram a contratação.
O problema é que ele é patrocinador do clube. O que não faz dele dono do clube nem da marca. Se ele fosse um desses trilionários do petróleo das arábias, que tivesse comprado o Botafogo, era outra história. Não é a situação: Felipe Neto é um patrocinador, que assinou um contrato com o clube, e que deve manter seu compromisso conforme contrato independente da performance técnica do time. A não ser que ele deseje a quebra do mesmo (e há de chegar de novo o dia em que o Botafogo não precisará do dinheiro de um youtuber, e ainda mais desse).
Fora disso, ele pode fazer quantas reclamações quiser, como torcedor que é e tem direito, mas colocar pressão interna nas decisões de planejamento técnico da equipe é no mínimo uma relação abusiva e injusta para com seu próprio clube do coração, ainda mais na situação em que estamos.
Mas a pior parte está longe de ser a pressão do youtuber: o pior é o Botafogo atendê-lo prontamente. O pior é o Botafogo ter sido mão-de-vaca pra não tentar subir a oferta pelo Zé Ricardo pra contratar um técnico que não vê futebol nem de série B há mais de 10 anos. O pior é o clube ignorar a repercussão na torcida em relação à investida. A torcida entrou em pânico no meio da Copa, e lá ficamos torcendo pro torneio não acabar porque o Botafogo ia voltar com PAQUETÁ de treinador.
O pior é o clube agora mudar completamente de ideia. Ao invés de mostrar alguma tentativa de coerência com sua linha de pensamento (falha), preferiram jogar a culpa toda no treinador e "fazer as pazes" com a torcida. E agora, o pensamento burro e apequenado que queria economizar, será obrigado a pagar qualquer grana que puder no Zé Ricardo.
E isso SE o Zé achar que vale a pena tentar pegar um elenco horroroso, com uma diretoria bagunçada e sem profissionalismo, que demite com menos de um mês. Ele já teve seu tempo de Vasco. Se vier nos treinar, é masoquista (e tomara que seja).
Afinal, vamos dar o devido peso à cada culpa:
- Paquetá é horroroso e não ficou no Oriente Médio à toa. Só tem nível pra várzea;
- Logo, quem o contratou tem ainda mais culpa. Mufarrej e Anderson Barros precisam tomar uma pressão muito forte na cabeça. É só o 1º ano de ambos e estão conseguindo piorar MUITO o trabalho feito pelo CEP, atual vice (que parece ter rachado com o Mufa);
- Podia ser o Cuca, o Tite, o Zidane de treinador: Um time que depende do bom rendimento de Leo Valencia no meio campo, com toda a certeza, vai oscilar MUITO na temporada. O baixinho é nosso atleta mais regular no meio, leia-se: nosso time é horroroso.
Dito isso, a combinação "elenco fraco" + "técnico pior ainda" já gera prejuízo. Do tipo de assistir o time conseguir perder pra um time que é fraco até pro nível paraguaio. O Nacional não construiu muito no jogo, mas aproveitou as bisonhices do nosso elenco pra meter 2. Um lance que resume o nível de burrice tática do time: Rabello e Carli fazendo lançamentos longos para o anão Valencia disputar com a zaga adversária. E essa era a nossa jogada ofensiva. SÓ essa. O gol do empate, e mesmo os lances gerados depois, foram bolas esporádicas, saindo mais de jogadas individuais e erros crassos do adversário do que mérito tático nosso.
E os nossos erros crassos também levam a assinatura da diretoria. O que é o Luís Ricardo ainda ser jogador profissional de futebol? Como ainda pagamos salário para o Dudu Cearense? O Brenner é azarado, burro ou é só absurdamente ruim como no lance que perdeu o gol feito ontem? Por quê o Renatinho quebra todo santo jogo? O mesmo cabe perguntar sobre o Leandrinho, que quebra e fica MESES fora. Não tem departamento médico? Não tem tratamento adequado? Muitas perguntas, poucas respostas, cada vez mais frustração. Nosso time depende de alguns poucos bons jogadores, que atravessam má fase coletiva, e conta com opções de baixíssimo nível. Ainda há suspeita de corpo-mole, novamente.
O resultado de ontem não é o pior dos mundos. Basta 1 a 0 em casa. Mas até pra isso o Botafogo vai conseguir se complicar. Espero que até lá o corpo-mole se encerre, a diretoria siga pagando em dia (e fazendo caixa, já que 2019 já adiantamos verba...), e que tenhamos um técnico MINIMAMENTE SÉRIO, e pelo menos que não seja nenhum retardado e/ou ultrapassado. Zé Ricardo é o que melhor se enquadra nas condições que podemos oferecer, e pra ele provavelmente é a melhor pedida. Um elenco limitado que pode jogar fechado do jeito que ele gosta. Pela nossa falta de moral, e pela fraqueza do elenco, ele será intocável (o que é ruim, mas é o atrativo que ele precisa depois de tantas trapalhadas por aqui).
Técnicos aposentados como o Luxa não são boa pedida. Dorival não lida bem com elencos modestos e é muito caro. Jair, nem com 100 milhões de reais na mão.
Novamente: Paquetá talvez seja o menos culpado da história. Um clube sério e bem gerido JAMAIS o contrataria, nem pra roupeiro. Graças à uma diretoria sem ambição e sem profissionalismo, que faz forças pra tentar competir com o Maurício Assunção no posto da pior gestão do clube na história, o Botafogo segue extremamente cambaleante, vítima das maracutaias da política do Rio e das intrigas dos mesmos grupos de sócios-diretores na cúpula do clube. Há méritos sim na última gestão. Há melhorias sim. Mas ainda estamos muito longe do ideal. Repetem-se erros de muitos anos atrás. Parece que ninguém aprende.
Não bastasse isso, o time obriga seu torcedor a assistir o Brenner perder um gol sem goleiro aos 49 do 2º tempo. É dose pra leão.
Botafoguense é maluco mesmo. Tô aqui vendo se rola de ir sábado. E pelo amor de Nilton Santos, que venha o Zé Ricardo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário